• (0xx11) 4031-4335 | (0xx11) 987588569 (Tim)

Saiba mais sobre a raça Shih Tzu

Origem da raça Shih Tzu


O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora o Shih Tzu seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O Shih Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o Shih Tzu na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.

O Shih Tzu foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real. Quando os ingleses saquearam o Palácio Imperial, a maioria dos cães foram perdidos, e a raça sofreu um grande revés. O Shih Tzu foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa ou Poodle tibetano. Em 1935, ele foi exibido como o cão leão Lhasa; Por esse tempo, ele foi se tornando muito popular. Um estado de confusão semelhante existia na Inglaterra, onde o Lhasa Apso e o Shih Tzu foram agrupados como o Apso (que significa desgrenhado). Em 1934, logo após a Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi dividido em duas raças separadas, com os de focinho achatado se chamando Shih Tzu, o seu nome chinês coloquial. Em 1952, uma única cruza com Pequinês foi autorizada para melhorar certos pontos, mas nunca foram novamente autorizadas essas cruzas. Nos Estados Unidos, a raça começou a tornar-se extremamente popular na década de 1960, levando ao reconhecimento AKC em 1969. Sua popularidade tem continuado a crescer e hoje o Shih Tzu é um dos cães mais populares do Brasil.

Aparência

O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que tem a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico (rinite e afins).

Diferenças entre o Shih Tzu americano e o Shih Tzu europeu

Shih Tzu Padrão Americano
shih tzu americano
1. Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente.
2. O peito é pequeno.
3. A cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pouco mais longo e mais fino.
4. Os olhos são pequenos.
5. Os ombros são mais para a frente.

Shih Tzu Padrão Europeu
shih tzu europeu
1. As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas.
2. O peito é largo e imponente.
3. A cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
4. Os olhos são salientes e grandes.
5. Os ombros deste levemente inclinados para trás.

Atenção: não acredite em um “mini Shih Tzu”. Esses cães são criados fora dos padrões da raça para atender uma demanda de pessoas que não conhecem os problemas de um “cão miniatura“.

São aceitas várias cores: Shih tzu preto, Shih tzu vermelho, Shih tzu dourado, Shih tzu tigrado, Shih tzu chocolate (Shih tzu fígado), Shih tzu cinza (Shih tzu prata), Shih tzu tricolor, todas essas combinadas com branco ou não.

Todas essas cores podem se apresentar de forma sólida (o cachorro é todo de uma cor só), podendo ter uma pequena mancha branca no peito e na ponta das patinhas.

Os Shih tzus parti colores são quando eles tem duas ou mais cores combinadas com o branco. Quando o cão tem uma faixa branca forte na testa e na ponta da cauda ele é mais valorizado em exposições.

A cor da pelagem do Shih Tzu vai clareando com a idade. Normalmente nascem bem escuros.

Todos os filhotes nascem com o nariz rosa (trufa despigmentada) e as rimas dos olhos também despigmentadas, mas devem estar pigmentado até 60 dias de idade.

Temperamento e personalidade do Shih Tzu

Shih Tzu filhotinhoShih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser socializados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo .

Shih tzu Macho ou Shih tzu fêmea?

Tanto o Shih Tzu macho quanto o Shih Tzu fêmea são super carinhosos e adoram ficar no colo do dono e segui-lo pela casa. Os dois devem usar um laço ou prendedor no topete, para que os pelos não caiam nos olhos e não tampem sua visão.

Como adestrar um Shih Tzu

Shih Tzu adulto O adestramento deve começar cedo, assim que o Shih Tzu chegar em casa – por volta dos dois meses. As seções devem ser curtas e frequentes, como por exemplo 3 seções de 10 minutos por dia. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas seções de adestramento com eles. No ranking de inteligência, eles não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor. Pode levar certo tempo e certo número de repetições para que um Shih Tzu entenda o que você está querendo dizer, mas o resultado vale a pena!

PADRÃO OFICIAL DO SHIH TZU, PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CBKC
LINK ABAIXO :

http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/shihtzu.pdf

Ninhadas de Shih Tzu

1 / 4

Fêmea

21/09/2017

Shih Tzu

Duas Fêmeas de Shih Tzu disponíveis, liberadas com 2 vacinas importadas , vermifugados e com pedigree do cbkc-sp. RESERVAS ABERTAS. Estamos abertos todos os dias, inclusive nos finais de semana e...

Pedigree
1 / 2

Macho

19/09/2017

Shih Tzu

Um macho de Shih Tzu disponível, liberado com 2 vacinas importadas , vermifugados e com pedigree do cbkc-sp. RESERVAS ABERTAS. Estamos abertos todos os dias, inclusive nos finais de semana e feri...

Pedigree

Nossas raças

Clique na imagem para saber mais informações sobre a raça.
H2qvbtbl7mgc7noyuc9c

Boxer

F5p4s5ne9rx5bxt3yehm

Cocker Spaniel Inglês

Zxs9pvydanvpj7lvp56f

Golden Retriever

Fx2fxak1qfusicv7rrto

Poodle

Pbnsipdtezwifgtcsvhp

Yorkshire Terrier

Zwdqzgu0thlwnaw0fp99

Bernese Mountain Dog

Yknz6mit7brjqcaegm9p

Shih Tzu