• (0xx11) 4031-4335 | (0xx11) 98758-8569 (Tim) | (0xx11) 977646514 (Tim)

Saiba mais sobre a raça Bernese Mountain Dog

Raça Bernese Mountain Dog – Boiadeiro Bernês
O Bernese Mountain Dog, também chamado de Boiadeiro Bernês, ou ainda Boiadeiro de Berna, é um cão boiadeiro suíço de grande porte. Sua pelagem é longa, tricolor. É um cachorro forte e ágil, com membros vigorosos. O Bernese Mountain Dog é nativo da região rural da Suíça nos Alpes de Berna. Originalmente sua função seria de cão de guarda, reboque e “armazenagem” de rebanhos, hoje, é um cachorro de utilidade e companhia.
O Bernese Mountain Dog é basicamente um cão pastor, muito inteligente em seus movimentos no manejo do rebanhos, o que faz dele um elemento extremamente útil para o pecuarista, podendo exercer inúmeros trabalhos. No século XIX, apesar do uso desta raça ser excelente para o trabalho, o Bernese Mountain Dog correu risco de extinção, por força de cruzamentos com outros cães locais. A extinção da raça só foi evitada graças a intervenção de um criador de Terranova que apaixonou-se pela raça, Franz Schartenleib, dedicou-se apaixonadamente ao Bernese Mountain Dog e selecionou ao longo de sua vida, exemplares perfeitos que puderam garantir a continuidade e ascensão do Bernese Mountain Dog em todo o mundo. Após este momento difícil para a raça, a criação atual flui positivamente e em franco crescimento, não só na Suíça mas também em diversos outros países. A incrível beleza desta raça, somada a obediência e vivacidade fazem do Bernese Mountain Dog um cachorro muito desejado por diversas famílias em todo o mundo.
Bernese Mountain Dog – Boiadeiro Bernês

O Bernese Mountain Dog, ou Boiadeiro Bernês é uma raça de grande porte, com machos que pesam mais de 40 kg. Eles tem uma musculatura bem desenvolvida, com ênfase na força das patas traseiras, apresentam um tronco curto, com o peito aberto e as costas retas e fortes. A cabeça e focinho são largos,com uma marcação muito típica em sua pelagem. Os dentes são bem desenvolvidos, os olhos são de cor marrom escuro, grandes e em forma de amêndoas. A cauda é longa e bem peluda e cai ao longo do corpo. A pelagem é lisa, densa, espessa e longa e tricolor.
História da raça Bernese Mountain Dog
O Bernese Mountain Dog é um cachorro de origem antiga, proveniente da região do cantão de Berna e Emmental e também presente inicialmente na região alpina, onde foi utilizado como cão de guarda e pastor. Seu nome original “Dürrbächler” vem do nome da vila e do hotel de Dürrbach em Riggisberg onde este boiadeiro tricolor de pelagem longa era particularmente difundido.
Também conhecido no Brasil como Boiadeiro Bernês, o nome original da raça é Berner Sennenhunde. Há duas teorias principais sobre a origem desta raça de cachorro: alguns dizem que é uma raça nativa, originalmente da Suíça, enquanto outros afirmam que a origem do Bernese Mountain Dog é intimamente ligada ao Império Romano e foi introduzida na Suíça, no período em que foi colônia romana na época do império. Indícios arqueológicos registraram que vasos romanos eram decorados com imagens que exibem um cachorro muito semelhante na aparência e cor do Bernese Mountain Dog, acredita-se ser um cachorro de origem muito antiga, muito provavelmente um cão denominado Oberland que seria um ancestral do Bernese Mountain Dog e também do São Bernardo e outros molossos, incluindo o Rottweiler moderno.
Esta teoria supõe que raça teria se originado na Suíça, quando soldados romanos ao invadira Suíça levaram consigo cães da raça Mastiff para desempenhar a guarda e o pastoreio. O cruzamento dos cães romanos com cães pastores, nativos de Berna, na Suíça, teria dado origem a quatro raças suíças, o Swiss Mountain Dog, o Appenzel Mountain Dog, o Entlebucher Sennenhund e o Bernese Mountain Dog.
Apesar de ser popular em sua região, em meados de de 1870, tornou-se quase impossível encontrá-lo. Felizmente, em 1892 Franz Schertenleib comprou um Dürrbächler de Dürrbach onde estes cães ainda eram numerosos. Mais tarde Schertenleib adquiriu vários outros exemplares e assim deu início a sua criação. Ele foi o responsável pela definição do padrão da raça.
Em 1904, seis homens e uma mulher de Dürrbächler apresentaram 4 exemplares em uma exposição canina em Berna e no ano seguinte foi registrada a primeira ninhada de quatro Bernese Mountain Dog no livro de origem canino suíço.
Em 1907 foi fundado o Clube Suíço Dürrbächler e no ano seguinte 21 exemplares foram apresentados ao Albert Heim, um juiz da raça. Heim aconselhou que alterassem o nome do clube e, portanto, foi sugerido o nome Bernese Mountain Dog, que faz referência ao lugar de origem da raça, já que a região de Dürrbach teria sido apenas o último refúgio da criação antes de sua redescoberta. Em 1910, durante a exposição de Burgdorf foram apresentados mais de 107 exemplares. Ao fim dos anos 40 a raça teve o entrecruzamento com alguns exemplares da raça Terra Nova com isso o temperamento do Bernese Mountain Dog ficou ainda mais dócil e seu tamanho aumentou. Ao fim deste processo foi elaborado o padrão oficial da raça, que teve sua publicação em 1973.
Agora, o Bernese Mountain Dog, ou Boiadeiro Bernês, está espalhado por todo o mundo, principalmente devido à sua natureza dócil que o torna extremamente leal com a sua família. Ao longo de sua história o Bernese Mountain Dog tem demonstrado obedecer ordens do homem sem dificuldade, portanto, sua natureza gentill faz que seu manejo seja muito tranquilo.
Atualmente muitos clubes americanos e europeus realizam provas em que os Berneses são submetidos a testes que avaliam sua habilidade de puxar as pequenas carroças (sledding). A grande força que o Bernese Mountain Dog herdou de seus ancestrais o tornam um cachorro muito forte e resistente que suporta temperaturas muito baixas.
Temperamento e cuidados com a raça Bernese Mountain Dog – Boiadeiro Bernês
A personalidade desta raça é a de um cachorro muito brincalhão e carinhoso, um pouco desconfiado com estranhos, mas nunca desnecessariamente agressivo,adora se divertir e cuidar das crianças, este cachorro que honra o título de ‘cão babá’ que lhe é conferido em grande parte do mundo. É um perfeito cão 3 em um ele protege, trabalha e cuida da família. A raça costuma a se apegar e obedecer no máximo duas pessoas da família. É um cachorro que elege um líder da matilha, independentemente da idade, muitos Berneses escolhem as crianças, para serem seus donos e sua atitude para seu escolhido é de fidelidade absoluta. Outra incrível característica do Bernese Mountain Dog é sua inteligência para aprender comandos básicos e difíceis. Esta é uma raça de cachorro muito sociável com outros animais, mas pode levar algum tempo para se acostumar com outro cachorro, em geral, é sociável com outros cães. É uma raça muito meiga. Esta raça é incrivelmente versátil e pode ser utilizada de muitas maneiras, como cão de companhia, como um cão de trabalho e, por vezes, como um cão de guarda. É uma raça curiosa e apesar de seu tamanho é um bom cachorro para conviver com as crianças, que se apegam com facilidade e adoram brincar.
Não é aconselhável comprar um Boiadeiro Bernês se você não tiver tempo suficiente para dedicar a ele. O treinamento desta raça de cachorro, é muito importante devido ao seu tamanho, e isso pode se tornar um problema se ele não souber desde cedo que você está no comando. Para este tipo de cachorro é definitivamente mais importante ter a atenção do dono do que o espaço, você poderá até criá-lo em um apartamento, desde que você consiga treiná-lo e dar a ele exercício adequado com caminhadas diárias e eventuais idas a lugares onde ele possa correr livremente para se exercitar. A perda de pelo do Bernese Mountain Dog é sazonal, ou seja perderá mais pelos no outono e na primavera, ele deve ser escovado regularmente e banhos muito frequentes não serão necessários.
O número de refeições inicia com de 3 vezes ao dia, durante a infância e passa para 2 vezes ao dia durante a fase adulta. O apetite deles é voraz e eles não devem, assim como qualquer outro cão, ser alimentados com restos de sua comida. A alimentação na fase de crescimento é muito importante, e irá determinar, o desenvolvimento correto do cachorro, a alimentação balanceada é um dos fatores que podem determinar se haverá ou não a presença de certas doenças no cachorro adulto como a (displasia coxo-femural e do cotovelo ). A displasia do cotovelo é uma doença do esqueleto que ocorre durante o crescimento e que leva ao início da osteoartrite, ela é muito dolorosa para o filhote e está fundamentalmente ligada a problemas de suplementação alimentar. Portanto não suplemente a alimentação de um filhote de Bernese Mountain Dog, ao menos que haja recomendação de um veterinário e também não super alimente esta raça! É essencial oferecer ao Bernese Mountain Dog alimentos de boa qualidade, especialmente primeiro ano de vida e regrando muito responsavelmente as doses, a quantidade ideal para um filhote de 60/70 dias deve girar em torno de 250 gramas por refeição. Um ganho de peso de 1 kg por semana, pode ser considerado um índice de crescimento apropriado. Após a fase de desenvolvimento, ao fim do primeiro ano de vida, você poderá começar a dar ao cachorro uma alimentação de manutenção, mas sempre de boa qualidade.
Muitos exemplares da raça já ganharam títulos importantes em competições de obediência. Mas não devemos esquecer que os espécimes da raça tem um temperamento forte, que requer um proprietário que saiba como ganhar a confiança de seu cachorro com inteligência e autoridade, mas nunca brutalidade. O Bernese Mountain Dog tem sido usado durante séculos como um cão de defesa por se tratar de uma raça que toma suas próprias decisões sem a ajuda humana. Ele é mais do que um executor de ordens é um companheiro capaz de avaliar as situações e desenvolver as melhores soluções para resolvê-las. Este é um cachorro muito apegado ao seu dono mas não irá obedecer o pedido de seu dono se ele acreditar que poderia causar problemas ou se ele considerar adequada outra decisão para resolver alguma situação. As pessoas que convivem com um Bernese Mountain Dog (Boiadeiro Bernês) vão entender bem o que estou falando. Exatamente por conta desta personalidade, os exemplares da raça, participam com sucesso de operações de resgate. A obstinação com que esta raça insiste em investigar um lugar que parecia aos humanos sem importância, mas onde o Bernese Mountain Dog sentiu a presença de alguém, já salvou vidas. Portanto, o proprietário de um Bernese deve usar a decisão e uma ‘mão firme’ (claro, sempre com gentileza e respeito), mas também compreender que quando um Bernese Mountain Dog se mostra mais teimoso do que o habitual, não haverá modo de dissuadi-lo. E este é um ótimo motivo para adestrar seu filhote desde muito cedo, para reforçar a ligação entre vocês e assim facilitar a comunicação com o cachorro.

PADRÃO OFICIAL DA RAÇA BOIADEIRO BERNÊS ,PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CBKC .
LINK ABAIXO:
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo2/boiadeirobernes.pdf

Ninhadas de Bernese Mountain Dog

1 / 4

Macho

28/05/2017

Bernese Mountain Dog

Um Macho de Bernese disponível para reserva ,nascido em 28/05/2017 a liberar em 08/07/2017 ,com 2 vacinas importadas vermifugado e com pedigree do cbkc-sp, controle de displasia dos pais. RESERVAS...

Pedigree
1 / 2

Fêmea

28/05/2017

Bernese Mountain Dog

Duas Fêmeas de Bernese disponível para reserva ,nascidas em 28/05/2017 a liberar em 08/07/2017 ,com 2 vacinas importadas vermifugadas e com pedigree do cbkc-sp, controle de displasia dos pais. RES...

Pedigree

Nossas raças

Clique na imagem para saber mais informações sobre a raça.
H2qvbtbl7mgc7noyuc9c

Boxer

F5p4s5ne9rx5bxt3yehm

Cocker Spaniel Inglês

Zxs9pvydanvpj7lvp56f

Golden Retriever

Fx2fxak1qfusicv7rrto

Poodle

Pbnsipdtezwifgtcsvhp

Yorkshire Terrier

Zwdqzgu0thlwnaw0fp99

Bernese Mountain Dog

Yknz6mit7brjqcaegm9p

Shih Tzu